Conheça a Tumi

A Tumi Espaço Clínico é uma empresa familiar formada por profissionais de saúde na cidade de Goiânia – Goiás. Foi inaugurada no Órion Business Health Complex no dia 20/04/2019 e encontra-se em constante evolução desde então.

Atendem no local a Dra. Patricia Gabriella Rocha-Carneiro García-Zapata (Pneumologista Pediátrica) e seu irmão, o Dr. Leonardo Rocha-Carneiro García-Zapata (Neurocirurgião).

Ambos são filhos da Prof. MSc. Mary Rocha Carneiro García Zapata (enfermeira e nutricionista com mestrado em Controle de Infecções Hospitalares) e do Prof. Dr. Marco Tulio Antonio García Zapata (médico, professor titular da Disciplina de Doenças Infecto-Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM-UFG)).

A partir da origem peruana do Prof. Marco Tulio e de um equipamento cirúrgico que fez história na medicina surgiu o nome TUMI.

História do Tumi

O Tumi tem um rosto antropomórfico, olhos assemelhando-se aos de pássaros (olhos alados), boca desenhada por uma linha horizontal em baixo relevo, com lábios pronunciados e emoldurado por duas linhas laterais verticais que simulam as maçãs do rosto e abaixo, o queixo.

Já o corpo é dividido por tronco e pernas com o mesmo comprimento. Podem se observar asas e pernas como de pássaro, mas humanizadas. O cabo do Tumi tem forma retangular ou trapezoidal.

Na extremidade inferior há a marca característica do Tumi: uma lâmina de cisalhamento em uma forma semicircular (onde o lado curvo é o que tem a borda e o lado reto é perpendicular ao cabo).

Eram utilizados em diversos tipos de intervenções cirúrgicas, como por exemplo, drenagem de hematomas, retirada de ossos fraturados, pedaços de metal ou restos de armas dos crânios dos guerreiros feridos.

Os incas também são considerados os primeiros a realizarem cranioplastias (reparo e cobertura do crânio exposto após a cirurgia). Para isso utilizavam metais preciosos e cabaças.

Desta forma, o Tumi representa as primeiras neurocirurgias efetivas realizadas na história sendo ainda hoje o símbolo da medicina peruana.

Inspirado nesta mística surgiu a Tumi Espaço Clínico, um local com toda estrutura e tecnologia para atendimentos em Neurocirurgia, com o Dr. Leonardo Rocha-Carneiro García-Zapata, e a excelência da Pneumologia Pediátrica com a Dra. Patrícia Gabriella Rocha-Carneiro García-Zapata.