Orientações pré-operatórias: o que são?

Orientacoes-pre-operatorias
Entenda o que deve ser feito antes de um procedimento cirúrgico.

As orientações pré-operatórias são ações fundamentais que fazem parte de todo o processo cirúrgico de uma pessoa. Assim, precisam ser seguidas à risca, a fim de que não atrapalhem o neurocirurgião e, principalmente, não façam com que a cirurgia seja cancelada.

Acompanhe o artigo de hoje e confira como agir antes da realização da operação.

O que são as orientações pré-operatórias?

As orientações pré-operatórias são informações que o paciente deve seguir e que ajudam a percorrer um processo seguro e tranquilo, de forma a reduzir a ansiedade e o estresse que surge antes do procedimento cirúrgico. O planejamento é fundamental para que tudo aconteça da maneira mais tranquila no dia da cirurgia.

É neste momento que o paciente é informado sobre sua cirurgia, possíveis complicações, ter ciência dos riscos que podem ocorrer, como em qualquer procedimento cirúrgico, além de detalhes como anestesia aplicada, etc..

Além disso, são disponibilizadas orientações em torno dos procedimentos pré-operatórios gerais, para prevenção de infecções e para a higiene.

Orientações gerais

Informar a equipe médica, de maneira antecipada, sobre todas as medicações em uso e alergias para verificar a necessidade de suspensão ou ajustes antes do procedimento. Atenção especial para AAS, Aspirina e outros anti-agregantes/anti-coagulantes.

De uma maneira geral, recomenda-se o jejum total (inclusive água) 8 horas antes da cirurgia. Para medicamentos que precisam ser mantidos no dia da cirurgia, recomenda-se engolir com o mínimo de água possível. Em caso de dúvidas, o cirurgião e anestesista poderão dar orientações.

Verificar junto ao hospital a necessidade de exames e cuidados extras relativos à Pandemia do COVID-19.

Comparecer ao hospital para realizar Pré-internação até 24 horas antes do procedimento.

Realizar internação pelo menos 2 horas antes do horário da cirurgia.

Levar todos os exames pré-operatórios (Ex.: Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Eletroneuromiografia, etc..) e risco cirúrgico.

Levar Avaliação de Risco Cirúrgico Cardiológico e, se possível, avaliação pré-anestésica.

É indispensável levar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) preenchido e assinado.

Orientações para prevenção de infecções

Evitar levar para o hospital objetos tais como: relógio, anel, aliança, correntes, ou outros adornos.

Higienizar as mãos com água e sabonete antes e após usar o banheiro; fazer as refeições e ainda após tocar nas mãos das pessoas e objetos do quarto. Pacientes tabagistas devem parar de fumar no mínimo 10 (dez) dias antes da cirurgia.

Por ocasião da COVID-19 é obrigatório o uso de máscaras por todos.

Na maioria dos hospitais as visitas hospitalares estão temporariamente suspensas.

Levar poucos pertences e fazer o uso de álcool gel nas mãos com frequência.

Cuidados específicos relacionados ao banho e higiene oral Higienizar o couro cabeludo com xampu no dia anterior à cirurgia.

Aplicar a clorexidina degermante no corpo, começando pela parte inferior do queixo. Não aplicar junto aos olhos, ouvidos ou boca. Permanecer com todo o corpo ensaboado por 3 a 5 minutos, na manhã do dia da cirurgia.

O cabelo deverá ir seco para o Centro Cirúrgico.

Utilizar toalhas limpas e secas.

Manter as unhas curtas, limpas e sem esmalte.

Realizar higiene oral antes de ir para o Centro Cirúrgico:

• escovar os dentes com escova e creme dental, enxaguar bem e em seguida fazer higiene oral com clorexidina aquosa 0,12%.

Quer saber mais sobre as orientações pré-operatórios da Tumi Espaço Clínico?

Então, entre em contato!

Veja outros posts